Secretaria Escolar

BLOCO II-SECRETARIA ESCOLAR
BLOCO II-SECRETARIA ESCOLAR
- ENCONTRO DE 15/08/2009.
Módulo 10- “Trabalho Escolar e Teorias Administrativas”

Iniciado o 2º bloco com o roteiro 10 - Trabalho Escolar e Teorias Administrativas com os seguintes capítulos:
No capítulo 1- Concepções de educação.
1.1 – O discurso conservador do paradigma do consenso;
1.2 – Denúncias e propostas do paradigma do conflito;
Capítulo 2 – As organizações como característica fundamental da sociedade moderna.
2.1 – Como surgiram as organizações no mundo moderno?
2.2 – Uma primeira aproximação do conceito de organização;
2.3 – Classificações das organizações;
2.4 – Níveis de participação dentro das organizações;
2.5 – Por que a escola é diferente das demais organizações?
Capítulo 3- Teorias Administrativas: fundamentos conceituais e históricos da administração;
3.1 – Abordagens prescritivas e normativas:
3.– Abordagens descritivas e interpretativas
Foi preparado o painel para ser apresentado na feira cultural que acontecerá no final do bloco II

BLOCO II-SECRETARIA ESCOLAR
- ENCONTRO DE 29/08/2009.
Módulo 10- “Trabalho Escolar e Teorias Administrativas”

Relação entre política, planejamento e legislação educacional
Existe uma estreita relação entre esses três conceitos:
Temos a política publica que é uma política mais ampla estendida a todos os cidadãos independente de cor, raça, sexo, idade e classe social;
Política social – refere-se a política da saúde, habilitação, assistência social e também a educação. Para que a política se efetive e preciso que o poder público elabore implemente e avalie plano, visando o atendimento das necessidades do povo.
A política social e a educacional e construída com o objetivo de organizar a sociedade, atender a necessidade e de solucionar problemas educacionais diversos com exemplo temos o grande desafio que é a erradicação do analfabetismo
Planejamento Educacional
O planejamento faz parte da história do ser humano e pode ser entendida com um processo no qual estão envolvidos uma ou mais pessoa com o mesmo propósito, com o mesmo objetivo de realizar uma determinada tarefa.
Os passos necessários para que haja um bom planejamento são participação de todos da equipe, traçar um objetivo, coerência, apresentar condições possíveis para realização do plano, ser flexível e deve ter clareza.

BLOCO II-SECRETARIA ESCOLAR
- ENCONTRO DE 12/09/2009.
Módulo 11- “Gestão Democrática nos Sistemas e na escola”

Iniciamos o Módulo 11 a semáatica se concentrou na Educação Brasileira a tutora utilizou-se do recurso do retroprojetor (transparência). Enfantizando A Educação como direito - a educação é um direito de todos os cidadãos, isso está assegurado na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional); A função Social da Escola - A escola não pode ser somente reprodutora de conhecimento. Poderíamos concluir que a escola tem uma tripla função: político-pedagógica e econômica; Níveis e Modalidades de Ensino; A LDB no art.21 determina dois níveis de educação: Educ. Básica e Educ. Superior; Educação Infantil, Ensino fundamental, Ensino médio; Educação de Jovens e Adultos; Profissional do Campo; Especial; Indígena.


BLOCO II-SECRETARIA ESCOLAR
- ENCONTRO DE 26/09/2009.
Módulo 11- “Gestão Democrática nos Sistemas e na escola”

Neste encontro estudamos Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola, sobre o Financiamento da Educação Básica e Gestão Financeira da escola.
Houve uma apresntação das escolas sobre os recursos financeiros e os programas de apoio á educação que são no total de oito programas:
Foi discutido acerca dos recursos que financiam a educação, e a diferença da FUNDEB e o FUNDEF, pois o primeiro era destinado apenas para o ensino fundamental, enquanto o segundo abrange o financiamento de toda educação básica.
Em seguida foi feita uma dinâmica, com perguntas e respostas. E após esse momento destacamos que para exercer a gestão democrática e para participar dos diversos segmentos escolares e comunitários no planejamento, desenvolvimento e avaliação do projeto Político - Pedagógico da Escola.

BLOCO II-SECRETARIA ESCOLAR
- ENCONTRO DE 17/10/2009.
Módulo 11- “Legislação Escolar”

Neste sábado dia 17 de outubro de 2009, iniciou-se o módulo 12 LEGISLAÇÃO ESCOLAR.
No primeiro momento foi realizado na sala, onde foi abordados conteúdos como: A Educação e as Constituições, onde foi retratado passo a passo desde a Revolução Francesa até o Século XX.
O assunto FNDE também foi explanado, através de explicações da tutora e uma apresentação de duas cursistas.
A dinâmica do barquinho foi realizada para valoração de como é importante ter espírito de companheirismo.
O assunto FNDE também foi explanado, através de explicações da tutora e uma apresentação de duas cursistas.
No segundo momento foi no Laboratório de Informática 1 com as turmas da Secretaria Escolar, Multimeios Didáticos e Alimentação Escolar, com a Coordenadora Luciane Lazarini onde foi passado um Slide de incentivo e valoração pessoal e profissional “Aprenda Orientar sua Vida”.
No Laborató continuamos o módulo 12 com a Unidade 2 com os seguintes temas:
Como as escolas têm sido geridas?;
A gestão democrática;
A gestão democrática na legislação;
Como construir a gestão democrática.

BLOCO II-SECRETARIA ESCOLAR
- ENCONTRO DE 31/10/2009.
Módulo 11- “Legislação Escolar”

Finalização do módulo 12 “Legislação Escolar”, com as unidades 3 e 4, dividindo-se em antes do intervalo a unidade 3 que foi o Plano Nacional de Educação, o famoso e importante PNE, este primeiro momento foi todo o PNE.
Este intervalo foi um pouco longo, pois após os “comes e bebes”, houve o sorteio dos brindes doados por algumas pessoas do comércio local e algumas orientações gerais pela a Coordenadora do Profuncionário Luciane Lazzarini da reunião que houve em Campo Grande.
Dando continuidade à programação, cada cursista da sala de secretaria escolar, pegou uma cadeira e foram para o pátio embaixo de uma árvore onde desfrutando de sua enorme sombra, foi realizada a Dinâmica da Bola, onde se observou que para realização, o principal ingrediente é o companheirismo, o trabalho em equipe.

BLOCO II-SECRETARIA ESCOLAR
- ENCONTRO DE 14/11/2009.
Módulo 11- “Tecnica de Redação e Arquivo”

Neste encontro foi iniciado o módulo 13 “Técnicas de Redação e Arquivo.” Assuntos como a comissão dea formatura, exposição de materiais antigos e o amigo secreto foram resolvidos.
No laboratório de informática iniciou-se a Unidade 1 Língua / Linguagem e interação, onde foi explanado assuntos como as variedades de linguagem e sua importância.
Com este texto pode-se observar que a história é a mesma, mas várias maneiras de interpretação. Isto vem comprovar que ao ouvirmos um determinado assunto, cada pessoa entende de um jeito.
Regras da escrita, onde abordou as regras de escrita que temos a seguir, quando fazemos algum documento. Por exemplo, o Memorando, CI, Ata, Requerimento e muitos outros documentos que fazemos na secretaria.
Documentos são algo importantíssimos em nossa vida. Tudo temos que registrar e começamos desde que nascemos com a certidão de nascimento, cartão de vacina, boletim e muitos outros que vem surgindo ao decorrer de nossa vida. O documento é a garantia que temos para ninguém nos prejudicar.

BLOCO II-SECRETARIA ESCOLAR
- ENCONTRO DE 28/11/2009.
Módulo 11- “Tecnica de Redação e Arquivo”

Este encontro encerrou-se o módulo 13 “Técnicas de Redação e Arquivo”. No laboratório reuniram-se três turmas: as da Secretaria Escola com os tutores Emerson e Ana Paula e os cursistas do Multimeios Didáticos, para assistirem dois Slides e um pedaço do filme A Virada.
Primeiramente foi a apresentação da PPS com as cursistas da E.E. Profª. Nair Palácio de Souza, com o tema Sala Ambiente e Laboratório de Ciências.
Assuntos como Gêneros da secretaria escolar; Ata de abertura de ano letivo; Ata de encerramento de ano letivo; Termo de abertura e encerramento do instrumento (livro) de registro de investiduras e exonerações; Termo de investidura do diretor(a), vice-diretor(a) e secretário(a) e Termo de exoneração do diretor(a), vice-diretor(a) e secretário(a); Documentos pertinentes ao aluno; Procedimento de realização de matrícula nova; Perfil do(a) aluno(a) para efetuação de matrícula nova; Procedimentos de matrículas, Renovação e matrícula e transferência de aluno; Adaptação de estudos, Aproveitamento de estudos e Equivalência de estudos; promoção do(a) aluno(a), dispensa de educação física e diários de classe.


BLOCO II-SECRETARIA ESCOLAR
BLOCO II-SECRETARIA ESCOLAR
- ENCONTRO DE 12/12/2009.
Módulo 14- “Administração de Materiais”
[Image]

niciou-se com o módulo 15 “Administração de Materiais” e foi explanado somente a unidade 01, devido ao amigo secreto e as várias atividades preparadas pelas cursistas de todas as áreas.
Secretaria Escolar preparou a exposição cultural de materiais tecnológicos antigos e atuais, a Degustação do Cardápio de alimentos naturais das cursistas da Merenda Escolar e para fechar com chave de ouro, o desfile brega preparado pelas cursistas da Infra-Estrutura com direito á premiação até o sétimo lugar.
Bem, este encontro foi muito de muita descontração, os tutores de cada área prepararam slides com fotos homenageando e desejando feliz natal e próspero ano novo.

BLOCO II-SECRETARIA ESCOLAR
- ENCONTRO DE 06/02/2010.
Módulo 14- “Adminstração de Materiais”

Neste encontro após um recesso, iniciou-se com a linda mensagem “Tudo o que hoje preciso realmente saber, aprendi no Jardim de infância , o pagamento das mensalidades da formatura e a senha do sorvete.
Foi terminado o módulo 15 Administração de Materiais com as unidades, dois, três e quatro, através das apresentações das cursistas, dividas por escolas.
Entre uma apresentação de uma escola e outra foram realizadas dinâmicas relacionadas ao tema e slides para descontração.
E assim logo após as explicações dos pratiques e a tutoração marcada, foi encerrado mais um encontro.

BLOCO II-SECRETARIA ESCOLAR
- ENCONTRO DE 27/02/2010.
Módulo 15- “Contabilidade na Escola”

Neste encontro houve duas palestras essenciais na vida de todo ser humano. A primeira com o Professor Multiplicador do NTE Welitton Fabiano da Silva relatando o assunto Informática Aplicada á Educação, desde sua criação até a situação atual. Esta palestra foi realizada no pátio, com todos os cursistas.
A segunda com o Professor Carlos Vicente Berner ( Colaborador da FINAN ), foi especificamente com a turma A e B da Secretaria Escolar, explicando as unidades 1 e 2 do módulo 14.
Após a última palestra, os cursistas forma á sala do laboratório, cada turma com seu respectivo tutor, para finalizar o encontro.

BLOCO II-SECRETARIA ESCOLAR
- ENCONTRO DE 27/03/2010.
Módulo 16- “Estatísticas Aplicada à Educação”