Infraestrutura Material e Ambiental

BLOCO II-INFRAESTRUTURA MATERIAL E AMBIENTAL


BLOCO II-INFRAESTRUTURA MATERIAL E AMBIENTAL
- ENCONTRO DE 15/08/2009.
Módulo 10- “Teorias do Espaço Educativo”

Neste primeiro encontro presencial estudamos os variados conceitos de espaço segundo os filósofos Rene Descartes e Immanuel Kant. Vimos as etapas que se refere ao projeto de edificação e a diferença entre o arquiteto e o engenheiro com relação as funções que ambos exercem na preparação e execução de um projeto de edifício.
Com relação ao ambiente, fizemos uma visita à escola executora onde tivemos a oportunidade de observar o espaço da mesma e analisar as deficiências que esse local possui, mas com responsabilidade e eficácia, podemos modificar e planejar ambientes melhores para receber nossos alunos e funcionários.

BLOCO II-INFRAESTRUTURA MATERIAL E AMBIENTAL
- ENCONTRO DE 29/08/2009.
Módulo 10- “Teorias do Espaço Educativo”

Nesse segundo encontro presencial, refletimos e analisamos os capítulos do modulo 10 pag. 48 e o tema foi arquitetura e pedagógica; a arquitetura é um ato de planejamento, e seria muito mais fácil se o arquiteto levasse em conta a opinião das pessoas que trabalha nesse espaço, pois ele sabe a real necessidade do mesmo.
A instalação física da escola tem agentes causadores de danos; climáticos ou cultural, os climáticos são: chuva, vento, sol, e variação de temperatura. Os culturais são causados por alunos ou pessoas que não tem consciência que a escola é um patrimônio da comunidade em si, toda essa estrutura é paga com os impostos que pagamos.
E os ambientes que fazem parte da unidade escolar são: Unidade sala, recreio, administração e manutenção, cada um tem sua função especifica no edifício escolar e são muito importantes para o bom funcionamento das unidades escolares.

BLOCO II-INFRAESTRUTURA MATERIAL E AMBIENTAL
- ENCONTRO DE 12/09/2009.
Módulo 11- “Meio Ambiente Sociedade e Educação”

Estudamos o modulo 11 “Meio Ambiente Sociedade e educação, capítulos 1, 2 e 3 o primeiro teve como assunto os conceitos fundamentais do meio ambiente, matéria e energia são as duas partes do universo; matéria é tudo que tem massa e ocupa espaço e possui volume , seu componentes pode ser mineral , vegetal e animal. E energia é a capacidade de realizar um trabalho e sua definição não é muito clara .
No capitulo 2 “o que é o meio ambiente”, é o espaço onde se desenvolve todas as atividade humanas e vida dos animais e vegetais, onde o homem interage e se adapta como meio em que vive, e como a globalização pode influenciar tudo, economia, meio ambiente, pois todos os impactos ambientais prejudica todos nós e a terra inteira, e as tragédias ambientais e naturais é provocada pela humanidade é um exemplo disso.
Quando prejudicamos a camada de ozônio não é só um país que será afetado, mas todo, não importa o lugar do mundo que estivermos. O vídeo que assistimos do meio ambiente nós mostrou que tudo o que fazemos contra o natureza é contra nós mesmo, mas é difícil deixar velhos hábitos e tomar consciência que depende de nos mudar essa realidade, então vamos arregaçar as mangas e começar, pois o futuro de nossas crianças depende disso.

BLOCO II-INFRAESTRUTURA MATERIAL E AMBIENTAL
- ENCONTRO DE 26/09/2009.
Módulo 11- “Meio Ambiente Sociedade e Educação”

Continuamos estudando o módulo 11 capitulo 4 e 5, vimos no 4 “Sociedade e Meio Ambiente: participação constante”,ele nos colocou a importância da participação de todos na proteção do meio ambiente, pois ele é um bem comum de todos, e a comunidade tem o direito e o dever de participar de sua defesa , pois sua qualidade de vida depende da qualidade do meio ambiente em que vive.
O consumo e o desenvolvimento sustentável é uma questão de extrema importância, pois temos que nos conscientiza que os recursos naturais um dia podem acabar se não protegido, e tirar dele somente o necessário para sobreviver, mudar o pensamento consumista e pensar no futuro, pois conseqüência do uso desordenado desses recursos naturais, já está visível: enchentes, tufões, furacões, tornados, chuva acida, Todos os dias vemos no noticiário algumas coisa desse tipo, já virou rotina os desastres naturais, devemos abrir os olhos, participar e cobra dos políticos uma atitude para o bem comum de todos nós, e fazer a nossa parte no dia-dia, pois um pouquinho que cada um fizer já vai melhorar muito o meio ambiente e vai beneficiar a humanidade futuramente.

BLOCO II-INFRAESTRUTURA MATERIAL E AMBIENTAL
- ENCONTRO DE 17/10/2009.
Módulo 12- “Higiene e Segurança nas Escolas”

O módulo 12 que tem como tema HIGIENE E SEGURANÇA NAS ESCOLAS capítulos 1, 2, 3, e 4 que trataram de vários assuntos, como higiene durante a história, e a palavra higiene vem da Grécia da palavra hygeino e tem como significado (o que é são ou sadio), e com o passar do tempo seu sentido é de bem estar e saúde.
Outrora as pessoas não tinham habito de higiene e acreditava que a água era causadora de doenças e responsável pelo enfraquecimento das pessoas, elas se vangloriavam por tomar banho apenas duas vezes a vida toda, e para combater o mau cheiro usavam óleos perfumados de rosas e trocavam de roupa constantemente e ter um bom hálito mastigava canela erva doce e outros, já os judeus eram mais asseados e um modo de higiene que eles usam a mais de 5 mil anos é a circuncisão, alem da higiene tem grande importância religiosa e significa a purificação. A falta de higiene na Europa foi causa de doenças, por exemplo, a peste bubônica, que era transmitida pelos ratos e pulgas, e matou 25% da população Européia.

BLOCO II-INFRAESTRUTURA MATERIAL E AMBIENTAL
- ENCONTRO DE 31/10/2009.
Módulo 12- “Higiene e Segurança nas Escolas”

Hoje a aula estava muito boa e começamos o dia com uma linda mensagem que tinha com tema “O Pedreiro” e dava ênfase ao bom trabalho mesmo que seja o ultimo que vamos fazer em nossas vidas.
Vimos sobre segurança nas escolas e o podemos fazer para sua melhoria, e referente a esse assunto, nós tivemos uma palestra com os bombeiros: que explicou sobre os extintores e suas diferenças e como usá-los, pois tem de vários tipos o de água de pó químico e de co², o de água não pode ser usado em equipamento elétrico só o de pó químico, eles nós ensinaram como agir quando há fogo no botijão de gás, que é abafar com pano ou com dedo mesmo.
Segurança no trabalho e direito da criança e do adolescente foram os próximos assunto que foram debatidos, é de fundamental importância para nós educadores e toda a comunidade escolar em si, pois com esse conhecimento em mão vamos trabalhar com mais segurança e ciente do que estamos fazendo, por quê? Do nosso trabalho bem feito depende o futuro das nossas crianças.

BLOCO II-INFRAESTRUTURA MATERIAL E AMBIENTAL
- ENCONTRO DE 14/11/2009.
Módulo 13- “Equipamentos hidráulico e sanitários”

No encontro de hoje estudamos o módulo 13- Equipamentos hidráulico e sanitários os capítulos 1, 2, 3 e 4 e neles vimos os seguintes assuntos: a distribuição da água no mundo, sendo 77% do planeta coberto de água, 97% dela estão nos mares, água salgada imprópria para o consumo, 2% está em forma de gelo ou neve e só 1% dessa água édoce, que esta em rios,lagos e lençóis freáticos e podemos consumir, mas com o crescimento populacional no mundo a água é insuficiente para todos e ainda poluímos essa água continuamente.
O Brasil é dono da maior reserva hídrica do mundo, mas entre 15% e 25% da população não tem acesso a essa água potável.
Para melhor entendermos o conteúdo trabalhado, fizemos uma visita a Estação de Tratamento de Água da nossa cidade- Sanesul- onde tivemos a oportunidade de ver como funciona a rede de distribuição e tratamento de água e quais os tipos de encanamento usado para água quente, fria e pra alta pressão.
O assunto abordado neste módulo foi de suma importância, pois água é vida e devemos usar com consciência e evitar o desperdício, mostrar as nossas crianças que a água deve ser preservada, pois no futuro ela pode faltar.

BLOCO II-INFRAESTRUTURA MATERIAL E AMBIENTAL
- ENCONTRO DE 28/11/2009.
Módulo 13- “Equipamentos hidráulico e sanitários”

No oitavo encontro tivemos uma palestra do técnico em saneamento Celso Sãovesso, veio para explanar os capítulos 4, 5, 6 e 7, e os assuntos abordados pelo mesmo, foi projeto de esgoto sanitário e sua instalações, ele é destinado para retirar as águas servidas nas residências, e não pode ser usado par água de chuva, pois prejudica o tratamento e provoca mais poluição dos rios. Todo o esgoto tem que ter ventilação para escoar o gás sulfídrico que é produzido pelo próprio esgoto em si, por isso é que as fossa tem um suspiro, por que esse gás é altamente explosivo, e na estação de tratamento ele queima o tempo todo, existem dois tipos de esgoto a fossa séptica e a rede publica de esgoto.
Depois vimos como é importante o uso racional da água, pois só mudando velhos hábitos vamos conseguir reduzir o consumo e o desperdício, em Nova Andradina desperdício de água é de 15% mais em outras cidade pode chega a 60% .
Para encerrar assistimos ao vídeo com a musica do Guilherme Arantes terra planeta água, e também confeccionamos cartazes para ser expostos na escola, com informações sobre o tempo de decomposição de materiais e consumo de água.

BLOCO II-INFRAESTRUTURA EQUIPAMENTOS ELETRICOS E ELETRONICOS
- ENCONTRO DE 12/12/2009.
Módulo 15 Equipamentos E Materiais Didáticos


A aula hoje foi um pouco diferente, começou com uma mensagem chamada “Mais Um Novo Dia,” estudamos o modulo 15 Equipamentos E Materiais Didáticos, o capítulo 1, vimos alguns conceitos do material didático e a metodologia de ensino no ambiente escolar, isso tudo está relacionado no “com ensinar” são meios empregados para promover o ensino e garantir a aprendizagem para isso usa- se vários métodos, técnica e estratégias que junto com o material didático, faz o aluno construir seu próprio conhecimento e torna a ação educativa mais fácil.
E todos nós educadores não podemos ficar alheio a essa realidade, pois com a nossa participação a aprendizagem do será mais completa.
Após o estudo participamos de revelação do amigo secreto, desfile brega, e vídeos, mostrando os trabalhos que foram feitos durante o ano, e logo após todos os eventos a tutora explicou os pratiques e os trabalhos que será feito durante as férias para ser apresentado na próxima aula.

BLOCO II-INFRAESTRUTURA EQUIPAMENTOS E MATERIAIS DIDÁTICOS
- ENCONTRO DE 06/02/2010.
Módulo 15 Equipamentos Ee Materiais Didáticos


Na aula de hoje continuamos estudando o módulo 15 capítulos 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8, que foi dividido em grupo na aula anterior, antes de começar as apresentações a tutora leu uma linda mensagem, “ano novo, tempo de renovação”.
Os grupos abordaram os seguintes temas, os materiais didáticos usados na escola para que a educação seja muito melhor, pois os grupos deram vários exemplos desses materiais e equipamentos que vem complementar e ajudar o trabalho do professor. O espaço físico escolar em termos educativos, e suas adaptações para dar mais conforto aos alunos com necessidades especiais. Também vimos os materiais e equipamentos didáticos na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e na educação especial.
E todos esses materiais e equipamento didático usados na educação dos alunos pelos professores e educadores têm que ser usado de forma objetiva para promover a aprendizagem dos alunos, e eles não substituem o professor.



BLOCO II-INFRAESTRUTURA EQUIPAMENTOS ELETRICOS E ELETRONICOS
- ENCONTRO DE 27/02/2010.
Módulo 14 Equipamentos Elétricos e Eletrônicos


Nós hoje iniciamos a aula com uma linda mensagem “Menino bombeiro” e estudamos o módulo 14 Equipamentos Elétrico e Eletrônicos, os capítulos 1,3 e 4.
A energia é indispensável para a sobrevivência humana e está presente em toda parte do ambiente, e 80% da população brasileira vive na zona urbana e tem energia em casa, os que vivem na zona rural não tinham, mas com o programa luz para todos do governo federal, ela chegou a três milhões de residências no campo.
Depois chegamos o sistema de geração, que no Brasil a geração de energia é basicamente hidrotérmico isso quer dizer gerada a partir do movimento da água ou geração de calo, e temos um rico potencial hidráulico, ou seja, água em abundancia, esse é uma da primeira forma de energia usada para a substituição dos animais, redes de transmissão e distribuição: podem ser aéreas ou subterrâneas.
Vimos à importância de uma boa iluminação, e ela pode interferir em nossa saúde ou rendimento do trabalho, e têm vários tipos de lâmpadas que são usadas de acordo com espaço físico da casa, escola, salão e outros cada tem necessidade de um tipo de iluminação, não se esquecendo da economia que é muito importante.



BLOCO II-INFRAESTRUTURA EQUIPAMENTOS ELETRICOS E ELETRONICOS
- ENCONTRO DE 13/03/2010.
Módulo 14 Equipamentos Elétricos e Eletrônicos


Na aula de hoje nós continuamos estudando o módulo 14 Equipamentos Elétricos e Eletrônicos os capítulos 2,5 e 6, com os palestrantes: Juliano Paganini (Enersul) Técnico de linhas e rede, e falou sobre as noções básicas da eletricidade e a primeira geração surgiu na França, é uma manifestação de uma forma de energia, com carga elétrica positiva ou seja parada, negativa em movimento, vimos também potência, resistência, corrente, tensão e resistência elétrica, e os tipos de transformação de energia: chuveiro energia elétrica em térmica, motor elétrico energia elétrica em mecânica, lâmpada energia elétrica em luminosa.
O Flavio (eletrônica Salles) e falou sobre automação que engloba: a eletrônica ,informática e a mecânica, e explicou varias peças e aparelhos que são usadas na eletrônica e qual suas funções: transistor, resistor, indutor, capacitores, diodo, voltímetro digital, LED (é um diodo que tem luz).
Este assunto abordado por esse módulo é um pouco difícil de compreender, mas aprendemos um pouco, valeu à pena.