Encontros Bloco I

Encontros de Informática Básica



Encontros de Informática Básica




Os encontros (17º e 18º) referentes ao módulo 7 Informática Básica foram realizados paralelos ao módulo 1 ao 9 - “Funcionários de escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores”, “Direito Administrativo e do trabalho”(04 e 18/07/2009). O primeiro módulo foi trabalhado nos dias 22 de novembro de 2008 e 06 de dezembro de 2008. Nestes encontros foram trabalhados a teoria sobre a informática, onde os cursistas puderam participar de um seminário geral sobre os componentes do computador, como CPU, MONITOR, MOUSE, CAIXA DE SOM, MEMÓRIA RAM e ROM entre outros relacionados ao computador.
A parte prática de informática foi realizada no laboratório do NTE e parceria de algumas STE das UE, com início no mês de Março, onde os cursistas frequentaram aulas sendo ministradas em rodízio pelos tutores do Profuncionário, para que todos os cursistas pudessem ter acesso ao conhecimento prático, e com isso todos os períodos foram oferecidos horários diferenciados para os cursistas escolherem, compatíveis com o seu turno de trabalho. Somaram ao Profuncionário a parceria de algumas STEs (salas de tecnologias educacionais) para que o cursista pudesse estar praticando e aprimorando o conhecimento no qual recebia no PCT, infelizmente não foram todas as STEs que aderiram a esta parceria, o Profuncionário enfrentou muitas dificuldades neste sentido. Mas por outro lado alguns orientadores das STEs abraçaram a parceria montando turmas com os cursistas de Secretaria para que eles pudessem ter acesso ao novo sistema que está sendo implantado nas escolas o LINUX, pois a intenção do governo é implantar e expandir este novo sistema.
Para fechamento até 31.07.2009 do módulo 7, realizou-se uma semana intensiva com turmas nos três períodos, para que assim todos os cursistas pudessem realizar as PPS deste módulo, e após a conclusão das PPS, puderam finalizar este módulo que desde o início foi trabalhado juntamente com os demais, sendo que a maioria dos memoriais foram digitados e após encadernados. A experiência foi árdua, mas valeu a pena ter colaborado para que muitos tivessem acesso a mais este direito de aprendizado tecnológico!




roteiro 9 -“Direito Administrativo e do Trabalho”



No décimo sexto encontro de 18/07/2009, finalizamos o roteiro 9 -“Direito Administrativo e do Trabalho”, também foi realizado no anfiteatro da Escola Municipal Prof.º João de Lima Paes, onde participamos de um segundo Seminário, com a parceria do advogado Diretor do departamento Jurídico da Prefeitura Municipal de Nova Andradina: Dr. Gustavo Pagliarini de Oliveira, com foco principal: “Elementos de Direito Administrativo”- ele nos explicou tudo sobre licitação pública e administrativa, outra questão que foi abordada pelo advogado foi sobre o estágio probatório, onde falou sobre a questão da licença especial, e sobre os atestados médicos. Outro tema chave: “Funcionários da Educação como sujeitos de sua própria História”. Neste encontro os cursistas tiveram a oportunidade de junto ao Palestrante sanar suas dúvidas com relação ao tema abordado. No encerramento do seminário, foi apresentado o vídeo: “Ilha das Flores”, com o objetivo de refletir sobre os direitos que todos têm...será que são assegurados os direitos mínimos a uma vida digna?



Encontro dia 04/07/2009







No décimo quinto encontro de 04/07/2009 iniciamos o Roteiro 9 – “Direito Administrativo e do Trabalho”. O encontro presencial deste módulo foi realizado no anfiteatro da Escola Municipal Prof.º João de Lima Paes, onde participamos de um Seminário, com a parceria do Presidente da OAB local e Diretor Jurídico da Câmara Municipal de Nova Andradina: Dr. Walter Aparecido Bernegozzi Junior. O advogado explicou com muita propriedade sobre os “Conceitos fundamentais do Direito”, que surgiu aproximadamente no século 14, mostrando neste módulo, que as noções de Direito são proteger a personalidade do homem e disciplinar suas atividades, estabelecendo uma harmonia na sociedade. Temas como “O Mundo do Trabalho”; “A Constituição Federal e a Conquista da Cidadania do Trabalhador Brasileiro”, foram bem esclarecedores. Vimos também que temos direitos jurídicos e também morais, pois vivemos em sociedade. As várias faces do direito foram abordadas, inclusive a religião também é um direito de cada cidadão. Finalizou-se o encontro em sala, havendo comentários e debates de experiências vividas pelos cursistas sobre o assunto em pauta neste dia:“Direito”.



Encontro dia 20/06/2009


No décimo quarto encontro de 20/06/2009 continuamos o roteiro 6, onde vimos sobre “O que é o Projeto Político-Pedagógico”: concepções e implicações legais e operacionais da Gestão democrática da escola pública; a origem do “Conselho Escolar”,a participação e autonomia da comunidade, não cuidar dos interesses individuais mais sim da coletividade, pois o conselho é a voz e a vez dos demais participantes da escola tanto internos quanto externos. segundo Genuíno Bordigon- “O conselho existe para dizer aos dirigentes o que a comunidade escolar quer da escola”. A LDB afirma que a participação nas escolas principalmente nos conselhos escolares é um instrumento para ouvir e defender os direitos dos cidadãos. Foi proposta a dinâmica: “A Cotação”, onde o objetivo era avaliar a autonomia de cada servidor na área / função que exerce, refletindo sobre se fazemos apenas o necessário, ou se procuramos ir além nas funções que desempenhamos. Em sala realizaram-se os debates e comentários sobre os conselhos existentes em cada escola. Houve a elaboração de um Relatório, por área de curso e escola, das “Dificuldades encontradas na prática diária de trabalho”, como fonte para planejamento de futuros projetos a serem desenvolvidos nas Unidades Escolares.



Encontro dia 06/06/2009
No décimo terceiro encontro de 06/06/2009 iniciamos o Roteiro 6 – “Gestão da Educação Escolar”, neste encontro podemos aprender um pouco mais sobre a Gestão, que é uma nova forma de gerir. Dentre os tópicos vistos destacamos: “-O que é administração Escolar”; “- As funções da educação e da escola”; “- As tendências atuais da Gestão da Educação”; “A Construção da gestão democrática na Constituição Federal e na LDB nacional”. A escola tem sido tratada como uma empresa, ela tem direitos e deveres, leis que regem, mas a sua principal função é a de formar pessoas... E o lucro desta empresa é um cidadão bem informado e conhecedor de seu direitos e deveres. E para descontração, após o intervalo foi feita uma dinâmica: “O Medo do Desconhecido”, onde a mensagem principal foi a de que não devemos nos intimidar diante do novo e do desconhecido e sim enfrentá-lo!



Encontro dia 23/05/2009


No décimo segundo encontro presencial de 23/05/2009 foi a conclusão do roteiro 5, nesta segunda parte iniciamos o encontro com um Vídeo de Reflexão: “IDEOLOGIA”.
Após este vídeo, os temas foram expostos em forma de Seminário,onde cada tutor expôs sobre uma unidade do roteiro, abordoando sobre a ideologia que é utilizada e presenciada em nosso dia a dia, podendo ser negativa ou positiva. Em destaque também, sobre os teóricos Louis Althusser e Antonio Gramsci, que tinham visões antagônicas com relação à escola como aparelho ideológico, focou-se também sobre o intelectual orgânico e o tradicional, dentro da teoria de Antonio Gramsci. Foi apresentado outro vídeo sobre auto motivação e autoestima, que fazia uma comparação entre alguns animais, demonstrando que devemos acreditar em nossa capacidade, sempre persistir, não ter medo de errar, e adquirirmos auto confiança nas expectativas e realizações, na vida de cada um. Após o intervalo e lanche, em sala todos os cursistas puderam expor suas opiniões e suas experiências de vida, culminando os assuntos do encontro.




Encontro dia 09/05/2009


No décimo primeiro encontro presencial de 09/05/2009, iniciamos o Roteiro 05 – “Educação, Sociedade e Trabalho: Abordagem Sociológica da Educação”, neste encontro as salas interagiram entre si para que o assunto tivesse um bom desempenho para todos. Este módulo tem como objetivo mostrar as relações entre a organização da sociedade, o mundo do trabalho e a educação, também foi explicado sobre a Revolução e Evolução Tecnológica, seus pontos positivos e os negativos. Cada tutor explicou sobre um assunto em sala, para que ninguém se cansasse a cada unidade, tínhamos a oportunidade de expor nossa dúvidas e comentários sobre o assunto.
Neste encontro em homenagem ao Dia das Mães, prestigiamos uma apresentação cultural do coral “É tempo de ser feliz” do Projeto CONVIVER, onde mais de vinte integrantes cantaram várias músicas, homenageando às mães e futuras mães e a todos presentes do Programa Profuncionário.
Após a apresentação, nas salas foram debatidos e concluídos os temas do roteiro do dia.



Encontro dia 18/04/2009


Neste décimo encontro presencial de 18/04/2009, foi concluído o módulo 04 - “Relações Interpessoais: abordagem psicológica”, neste encontro houve uma palestra com a Psicóloga Pollyanna Lavínia Lima Ribeiro com o tema: “Psicologia e Educação”, após apresentação da Psicóloga iniciou um vídeo com o tema “Conquistando o Impossível”, onde mostrou claramente que quando temos um objetivo temos que lutar por ele e sermos perseverantes, enfrentando as dificuldade e os obstáculos que aparecerem na trajetória de vida, se necessário, parar, repensar e mudar o percurso desde que sua meta seja mantida, e a vitória com certeza virá.
Após o vídeo a Psicóloga falou sobre a psicologia, demonstrando que a mesma estuda as pessoas de forma profunda, suas emoções, as visíveis (comportamento) e as invisíveis ( os sentimentos) e que somos seres singulares, únicos, em todas as expressões.
Nesta palestra destaca-se a reflexão: “Não nascemos do modo que somos, fomos sendo construídos a cada dia e assim até morrer, pois estamos nos transformando a cada momento. E que Ninguém muda ninguém, a mudança vem do interior de cada ser”.
A escola tem papel de formar caráter, construir personalidade, transmitir conhecimento, na escola todos fazem parte desta construção, nela podemos ter a “Aprendizagem e o Desenvolvimento”global. Concluiu-se este encontro com a mensagem de reflexão: “Observe a Cachoeira”.





Encontro dia 04/04/2009


No nono encontro presencial de 04/04/2009, foi iniciado o módulo 04 - “Relações Interpessoais: abordagem psicológica”, após acolhida inicial todos cursistas se reuniram no pátio e assistiram uma palestra em vídeo, de Motivação com o tema: “ De bem com a vida – servir com alegria, trabalhar melhor, fazer a diferença e ser feliz” , com o Palestrante Dr. Adroaldo Lameson (Caxias do Sul – RS), a palestra demonstrou que não precisamos de muita coisa para sermos felizes, demonstrou também que para se viver bem, não precisamos de muita coisa, um simples bom dia, um sorriso, tudo isso faz a diferença em um dia. Nos estudos e debates do dia foram abordados assuntos diversos: “Disciplina e Motivação”; “Gênero nas Relações Escolares; “Diversidade Cultural no Processo Educacional”; Papel da mídia na Escola” e “Educação Inclusiva”.
Após o intervalo neste encontro tivemos o prazer em assistir a uma apresentação cultural realizada pelo Coral - “Mãos que encantam” - com participantes DA(deficientes auditivos) da Escola Municipal Profº. João de Lima Paes, coordenado pela Psicopedagoga Elizana Tolentino Pereira Munhoz, e interpretado por “Eliane Francisca”. Este encontro transmitiu com clareza como ser feliz é possível, que não devemos desistir no primeiro obstáculo, pois com força de vontade conseguimos superar qualquer dificuldade. Encontro dia 04/04/2009
No nono encontro presencial de 04/04/2009, foi iniciado o módulo 04 - “Relações Interpessoais: abordagem psicológica”, após acolhida inicial todos cursistas se reuniram no pátio e assistiram uma palestra em vídeo, de Motivação com o tema: “ De bem com a vida – servir com alegria, trabalhar melhor, fazer a diferença e ser feliz” , com o Palestrante Dr. Adroaldo Lameson (Caxias do Sul – RS), a palestra demonstrou que não precisamos de muita coisa para sermos felizes, demonstrou também que para se viver bem, não precisamos de muita coisa, um simples bom dia, um sorriso, tudo isso faz a diferença em um dia. Nos estudos e debates do dia foram abordados assuntos diversos: “Disciplina e Motivação”; “Gênero nas Relações Escolares; “Diversidade Cultural no Processo Educacional”; Papel da mídia na Escola” e “Educação Inclusiva”.
Após o intervalo neste encontro tivemos o prazer em assistir a uma apresentação cultural realizada pelo Coral - “Mãos que encantam” - com participantes DA(deficientes auditivos) da Escola Municipal Profº. João de Lima Paes, coordenado pela Psicopedagoga Elizana Tolentino Pereira Munhoz, e interpretado por “Eliane Francisca”. Este encontro transmitiu com clareza como ser feliz é possível, que não devemos desistir no primeiro obstáculo, pois com força de vontade conseguimos superar qualquer dificuldade.




Encontro dia 21/03/2009
No dia 21/03/2009, aconteceu o oitavo encontro presencial e a finalização do módulo 03 - “Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica”, iniciamos a aula com o vídeo musical “O Menestrel”, que retrata a evolução do homem, do mundo e a sua beleza interior. Na Europa Medieval eram os poetas que contavam a histórias e os eventos reais e imaginários, seriam eles os filósofos da época. Abordados assuntos como O Trabalho - Trabalho e cidadania - a origem histórica do trabalho, onde o termo indicava tortura e por esse motivo houve muitas reflexões e discussões acerca do tema. A divisão do trabalho, quais as funções, influências e importância do trabalho manual e intelectual. Concluindo que toda ação praticada em tudo que o homem realiza é um trabalho, sendo mostrada a linha do tempo desde o homem na idade das cavernas, até os dias modernos. Valores, práticas culturais e Educação: O que se ensina e o que se aprende na escola; O Projeto Político Pedagógico, onde todos têm direito a participar.
"Saber lidar com as diferenças": esta é a mensagem transmitida pelo Módulo 3: Homem, pensamento e cultura; para tanto se faz necessário entender as diversas possibilidades de organização humana dentro das sociedades existentes. E mais do que entender, é preciso respeitar tais culturas, pois a raiz do preconceito entre raças e culturas está na presunção de achar que a nossa concepção de organicidade é superior a de outros grupos humanos, haja vista os inúmeros genocídios ocorridos na história do homem (indígenas no Brasil, africanos, judeus, deficientes físicos, etc).
Temos ainda que procurar adequar nossa realidade feita pra os ditos "normais", para aqueles que possuem algum tipo de impedimento, seja fisico ou mental, para estar inserido na sociedade. Por isso se faz necessário que a escola procure se estruturar para receber tais indivíduos em condições de colocá-los a par das conquistas humanas, minimizando o máximo possível a sua realidade.
Na seqüência foi apresentado um vídeo entitulado “A Águia”, um pássaro que vive aproximadamente 70 anos, e na metade da vida ela se recolhe no topo de uma montanha bem alta para a sua renovação e sai transformada, depois de uma jornada muito dolorosa, mas no final ela fica linda e ganha muito mais tempo de vida e vigor, comparando que assim também somos nós: devemos nos renovar sempre e não perder as oportunidades que a vida nos oferece, como este curso que oportuniza renovação e crescimento em prol de alcançar outros níveis de conhecimento e entendimento. Encontro dia 21/03/2009
No dia 21/03/2009, aconteceu o oitavo encontro presencial e a finalização do módulo 03 - “Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica”, iniciamos a aula com o vídeo musical “O Menestrel”, que retrata a evolução do homem, do mundo e a sua beleza interior. Na Europa Medieval eram os poetas que contavam a histórias e os eventos reais e imaginários, seriam eles os filósofos da época. Abordados assuntos como O Trabalho - Trabalho e cidadania - a origem histórica do trabalho, onde o termo indicava tortura e por esse motivo houve muitas reflexões e discussões acerca do tema. A divisão do trabalho, quais as funções, influências e importância do trabalho manual e intelectual. Concluindo que toda ação praticada em tudo que o homem realiza é um trabalho, sendo mostrada a linha do tempo desde o homem na idade das cavernas, até os dias modernos. Valores, práticas culturais e Educação: O que se ensina e o que se aprende na escola; O Projeto Político Pedagógico, onde todos têm direito a participar.
"Saber lidar com as diferenças": esta é a mensagem transmitida pelo Módulo 3: Homem, pensamento e cultura; para tanto se faz necessário entender as diversas possibilidades de organização humana dentro das sociedades existentes. E mais do que entender, é preciso respeitar tais culturas, pois a raiz do preconceito entre raças e culturas está na presunção de achar que a nossa concepção de organicidade é superior a de outros grupos humanos, haja vista os inúmeros genocídios ocorridos na história do homem (indígenas no Brasil, africanos, judeus, deficientes físicos, etc).
Temos ainda que procurar adequar nossa realidade feita pra os ditos "normais", para aqueles que possuem algum tipo de impedimento, seja fisico ou mental, para estar inserido na sociedade. Por isso se faz necessário que a escola procure se estruturar para receber tais indivíduos em condições de colocá-los a par das conquistas humanas, minimizando o máximo possível a sua realidade.
Na seqüência foi apresentado um vídeo entitulado “A Águia”, um pássaro que vive aproximadamente 70 anos, e na metade da vida ela se recolhe no topo de uma montanha bem alta para a sua renovação e sai transformada, depois de uma jornada muito dolorosa, mas no final ela fica linda e ganha muito mais tempo de vida e vigor, comparando que assim também somos nós: devemos nos renovar sempre e não perder as oportunidades que a vida nos oferece, como este curso que oportuniza renovação e crescimento em prol de alcançar outros níveis de conhecimento e entendimento.



Encontro dia 07/03/2009

No dia 07/03/2009, aconteceu o sétimo encontro presencial do Programa Profuncionário com início do Módulo 03 - “Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica”, que tratou de assuntos como “O homem na educação”; ”A cultura e o Preconceito”; trouxe uma abordagem filosófica sobre o DEVIR HUMANO, essa construção e reconstrução pessoal que acontece conosco desde o nosso princípio e que nunca estamos prontos e acabados, mas em permanente transformação. Neste dia foi apresentada a nova Tutora de Alimentação Escolar e Multimeios Didáticos: Marluce de Oliveira Guijarra, que substituiu o Tutor Eduardo,que saiu para assumir o concurso da UEMS. Após as apresentações todos se reuniram no pátio para assistir o vídeo “O Poder da Visão”, que teve muita importância pois trouxe uma reflexão sobre como ver as coisas e interpretar o mundo pessoal e coletivo à nossa volta. Depois houve exposição dos temas com os tutores e na sequência foi apresentado um vídeo de motivação de “Tony Melendez”, com o tema “Como aprendemos a superar problemas”. A mensagem transmitida foi de otimismo com frases reflexivas- “Não me digam que não podem...Temos o mundo que só está esperando você dizer SIM”; “Aos olhos de Deus, somos inteiros! Tony mostra que mesmo sem os dois braços, dirige, toca violão e canta. Após as apresentações coletivas, nas salas foram feitos estudos para culminância e finalização dos assuntos do dia.



Encontro dia 21/02/2009
No sexto Encontro Presencial do dia 21/02/2009, foi o segundo encontro do módulo 2- “Educadores e Educandos: Tempos Históricos”, esta foi uma aula diferente, cada turma ficou com dois capítulos do módulo para preparar e os cursistas foram divididos em grupos para apresentarem os temas abordados no livro. Cada sala elaborou os assuntos para a apresentação de uma forma diferenciada: teatro: “A Escolinha do Tutor Emerson”- com os cursistas vestido à caráter, foi muito divertido!..., jogral, paródia, diálogo caipira, poesia, telejornal Educacional- “Filosofando a Educação”...etc. Houve discussão e o preparo dos assuntos e temas abordados. E após o intervalo para o lanche, cada sala apresentou no pátio o resultado final de forma cultural/ artística. No final todos puderam rever os assuntos de história de uma forma bem lúdica e com aprendizado! Este Encontro fez História!!!


Encontro dia 07/02/2009

No dia 07/02/2009, aconteceu o quinto encontro presencial, do programa profuncionário, onde os alunos foram acolhidos com uma mensagem “Praticando a lei da doação”. Neste encontro iniciamos o módulo 2 – “EDUCADORES E EDUCANDOS: tempos históricos”, com o retorno do recesso de férias, onde foi entregue o kit do Bloco I, com 9 (nove) livros aos cursistas. Houve no pátio da escola, uma palestra com o professor doutor Alexandre Pierezan, da UFMS, que voluntariamente participou sintetizando a história da educação, o desrespeito à cultura dos outros povos, e a imposição dos modelos de educação impostos aos nossos alunos e a nossa dita “civilização”. No transcorrer da palestra o professor demonstrou uma linha de pensamento totalmente contrária ao exposto no livro, colocando sua visão com pesquisador histórico.
Percebemos muitas mudanças durante toda a trajetória histórica na família, na política, na religião, e claro na escola, que com isso passou a ter funções muito além de apenas ensinar a ler e a escrever. O desafio nosso hoje é escrever uma história muito melhor para o amanhã.


Encontro dia 06/12/2008
No dia 06/12/2008, aconteceu o quarto encontro presencial, do programa profuncionário. Com a sequência e conclusão do módulo nº 1- Funcionários de Escolas: Cidadãos, Educadores, Profissionais e Gestores – O mesmo foi trabalhado nos encontros do dia 22/11/2008 e 06/12/2008. Ao longo do mesmo, trabalhou-se a qualidade na educação com professores capacitados e funcionários administrativos com curso técnico na área específica em parceira com a direção e coordenação pedagógica. Durante o estudo do roteiro aprendemos que a gestão não é isolada, mas coletiva já que todos os funcionários são educadores, pois este programa tem como proposta a valorização dos funcionários administrativos, tendo os mesmos a responsabilidade de ensinar.
Antes do intervalo para o lanche, tivemos a parceria da Academia Caliper, através da professora Maria Felicio Picoli que proporcionou a equipe pedagógica e aos cursistas um momento de descontração, com quinze minutos de alongamento e aeróbica, trazendo momentos de descontração, relaxando a mente e exercitando o corpo.
Após o lanche, dando continuidade ao roteiro 7 – Informática Básica, as turmas de Infraestrutura da tutora Suzana e tutora Nadir dirigiram-se para os laboratórios do NTE, no qual estavam os tutores Emerson e Ana Paula prontos para dar início a primeira de muitas aulas de informática que seriam realizadas semanais, paralelas ao desenvolvimento do bloco I. A turma de alimentação do tutor Eduardo, ficou com o mesmo no laboratório da Escola Excecutora Austrílio Capilé de Castro.
Para finalizar o encerramento do roteiro 1 e do ano letivo, houve uma confraternização de todas as turmas com a realização do amigo secreto, comes e bebes, o que proporcionou um laço de amizade muito grande entre todos os participantes dando fechamento ao ano de 2008, sendo que as visitas nas U.E. foram realizadas até o dia 19/12 com posterior recesso de férias.



Encontro dia 22/11/2008
No dia 22/11/2008, aconteceu o terceiro encontro presencial, com início às 7h00. Neste encontro iniciamos o módulo 1 – “FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: Cidadãos, Educadores, Profissionais e Gestores”, onde foi estudado sobre o papel da escola e as funções educativas dos funcionários não-docentes, o papel do funcionário na execução da PROPOSTA PEDAGÓGICA, que todos os segmentos da escola têm autonomia para auxiliar a redigir o REGIMENTO ESCOLAR, como instrumento fundamental e norteador das ações na escola. Como servidores públicos adquirimos o direito de nos organizar e nos sindicalizar para somarmos lutas pelos nossos direitos ainda não reconhecidos. Que este curso de formação e profissionalização oportunizará a conquista de melhor desempenho profissional e a valorização da categoria como co-educador escolar desempenhando uma função técnica especializada e consolidando a conquista da plena cidadania almejada por todos!

Após o intervalo para o lanche, houve uma apresentação de um teatro de varetas, encenado pela equipe pedagógica, intitulado: “ A Fábula do Rato”, onde a moral da história era que o problema que afeta um pode afetar a todos que estão no mesmo meio ambiente vivido.

Neste encontro foi dado início ao módulo 7 – Informática Básica- onde aconteceu um SEMINÁRIO ministrado pelo Tutor Eduardo Machado Real, que abordou de modo simples e de fácil entendimento, mostrando as partes dos componentes de um computador, o que é Bit, Byte, sistema operacional, software , hardware, disco rígido(HD), WAP ou Wireles, Internet , e.mail, no qual seria feito o cadastro de todos os cursistas com a abertura de e.mails no PCT, e feita a explicação sobre o ambiente virtual MOODLE. Este roteiro foi sendo trabalhado paralelo aos demais devido as dificuldades encontradas pelos cursistas leigos nesta área.











E o encerramento deste encontro foi às 13h30min.



Encontro dia 1/11/2008

No dia 1º/11/2008, Com início às 7h00, aconteceu o segundo encontro presencial do Programa Profuncionário. Com a sequência e conclusão do módulo nº 8- Produção Textual na Educação Escolar – O roteiro 8 foi trabalhado nos encontros do dia 18/10/2008 e 1º /11/2008. Ao longo deste roteiro houve oportunidade de trocar ideias sobre a produção de textos escritos como forma de registro de nossa existência e meio de comunicação eficiente. Com os cursistas já divididos por área/ objeto de curso – todos foram interagindo e se conhecendo melhor, com mais discontração. Todos foram se percebendo já como educadores e não apenas como simples funcionários administrativos na escola. O texto “A ESCOLA DOS MEUS SONHOS”, de Frei Betto, os levaram a refletir sobre qual escola estamos construindo e qual escola será melhor para que todos sejam cidadãos completos e preparados para um amanhã bem melhor! Houve um intervalo para lanche de 15min às 9h30min (fornecido pela SEMEC) e o encerramento deste encontro foi às 13h30min.



Encontro dia 18/10/2008


No dia 18/10/2008 aconteceu a primeira aula presencial do Programa Profuncionário na E.E. Austrilio Capilé Castro, com início às 7h30min com abertura da Professora e Coordenadora Luciane Lazarini, esteve presente também o Sec. de Educação Luiz Carlos Sampaio e a Professora Luciana Catarino (Representando o Diretor do NTE- Gabriel Galiego Neto). Logo após foi executado o hino nacional, feita a apresentação dos tutores de cada turma e depois iniciada a aula nas salas. Houve primeiramente uma dinâmica para socialização da turma (balões com aspectos + e – do que gostariam de ter mais (persistência) e menos (desânimo) durante o curso).

O primeiro módulo trabalhado foi o número 8 sobre “Produção textual na Educação Escolar”, no qual foram trabalhados temas como o valor da leitura e da comunicação clara, precisa, coerente, objetiva e o uso de vocabulário adequado. A correspondência oficial foi trabalhada com destaque na redação de documentos como ofícios, circulares, atas, memorandos, relatórios, requerimentos e correio eletrônico. Houve um intervalo para lanche de 15min às 9h30min (fornecido pela SEMEC) e o encerramento deste encontro foi às 13h30min.


Aula Inaugural do programa 26/09/2008
No dia 26/09/2008 aconteceu à aula inaugural com várias autoridades, dentre elas:
- Governador André Puccineli;
- Deputada Estadual Dione Marly G. Hashioka;
- Secretária Estadual de Educação Maria Nilene Badeca da Costa;
- Secretário Municipal de Educação Professor Luiz Carlos Sampaio;
- Prefeito Municipal Roberto Hashioka Soller;
- Professora e Orientadora do Profuncionário Luciane Teresa Vitor de Mello Lazarini;
Houve Apresentação cultural "Novas Idéias, Brasil Quinhentista, de Moacy Camargo".
Foram homenageados 10 cursistas sendo 05 do munícipio e 05 do estado com mais tempo de serviço.
Houve uma palestra com a psicóloga Pollyanna Lavinia com o tema "O desafio de aprender a aprender"; a seguir foi finalizado a programação com a execução do Hino de Nova Andradina.



Esta data foi marcante pois sinalizou o ínicio da jornada do curso que vem valorizar a formação do funcionário adminstrativo, reconhecendo seu valor como profissional da Educação e Educador.